top of page
A cidade de Fortaleza é um sonho de viagem para qualquer pessoa, seja em busca das férias ou de oportunidades de negócios. Dos hotéis às belezas naturais e sua gastronomia, até chegar a uma série de construções históricas, e seu artesanato típico, a cidade acolhe e nunca para, sempre se tem algo a fazer e a experimentar. Com mais de 300 anos de vida, Fortaleza já foi a Capital do Vento. Nasceu a partir do Forte de Schoonemborch, construído pelos holandeses em 1649. Mais tarde, já como um pequeno povoado, recebeu o nome de Nossa Senhora da Assunção, para em seguida ser batizada de Fortaleza.
Hoje, a capital do Ceará, com mais de 3,5 milhões de habitantes, vive um acelerado processo de modernização. Localizada na região Nordeste, é a quinta maior cidade do Brasil. O turismo é responsável por 20% do Produto Interno Bruto do Estado, empregando mais de 300 mil pessoas no setor. O moderno Aeroporto Internacional Pinto Martins tem capacidade para receber 2,5 milhões de passageiros/ano. As marcas do progresso estão por toda parte. Em contraste com a modernidade, está a Fortaleza histórica, nos prédios e igrejas da região central. O novo e o velho convivem em harmonia, fato evidenciado na hora em que se deixa o hotel para dar um passeio de jangada.
A natureza foi particularmente generosa com Fortaleza: são 24 km de praia, sol brilhante durante 365 dias do ano e temperatura que oscila entre 23ºC e 29ºC. Não bastasse isso, o povo é hospitaleiro e a gastronomia mistura os sabores do mar e do sertão de forma equilibrada. Por tudo isso, quem conhece as belezas de Fortaleza, acredita que seu povo é afortunado, apesar de sofrer com severas secas e clima semiárido, isso talvez o torne um forte. E afortunados também são todos os colegas que irão participar do VIII Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem, terão oportunidade de desfrutar das maravilhas da Terra da Luz. 
bottom of page